Notícias

O Vale Europeu é uma região com forte característica europeia, herdada dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses. A região, que está localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, oferece diversas atrações que variam da arquitetura típica aos dialetos que ainda persistem nas belas cidades do interior. Os restaurantes com sua culinária típica diversificada não podem ficar de fora. Essa região é muito famosa por receber uma das festas mais conhecidas do país, a Oktoberfest de Blumenau. Além disso, as serras, vales, cachoeiras e rios dessa região são um convite para prática de esportes e de turismo de aventura como rafting, cicloturismo, caminhadas, rapel em cachoeiras, voo livre, entre outros.

Neste contexto, a Raízes do Brasil Consultoria vai atuar no processo de atualização das informações turísticas de nove (09) municípios do médio Vale Europeu Catarinense – Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.  Informações que já haviam sido levantadas durante outro projeto realizado na região pela Raízes do Brasil Consultoria, em 2014. Entretanto, o recente trabalho incorporou dois (02) novos municípios da região turística do Vale Europeu – Guabiruba e Gaspar. Além da inventariação turística nestes 11 municípios, o projeto visa diagnosticar, categorizar e hierarquizar atrativos turísticos para subsidiar a elaboração de roteiros turísticos regionais.

Todas as informações levantadas ficarão armazenadas em uma plataforma digital online que estará disponível para gestores e demais interessados dos 11 municípios participantes do projeto. Informações turísticas para visitação também serão disponibilizadas ao público por intermédio de um portal regional que é atualizado automaticamente pelas informações técnicas inseridas na plataforma digital online. Mapas digitais interativos e incorporáveis a sites e portais da internet também serão disponibilizados.

A Raízes do Brasil Consultoria acredita que o uso da tecnologia como apoio à gestão do turismo se configura como importante ferramenta de disseminação e preservação das informações ao longo do tempo, pois todos os dados ficarão armazenados em nuvem, de forma segura e disponibilizados a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

O Serro é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais preservadas no que se refere aos seus bens arquitetônicos, além de ter reconhecimento internacional de um patrimônio imaterial: o Queijo do Serro. Portanto, possui alto potencial turístico ligado à história, cultura, gastronomia, natureza, dentre outros. O destino também usufrui de fácil acesso a partir de Belo Horizonte e tem em seu entorno outros destinos como a Serra do Cipó e Diamantina, que podem contribuir com o incremento da atividade turística no município, transformando-a em uma das suas principais fontes de emprego e renda.
Neste contexto, a Raízes do Brasil Consultoria irá apoiar a construção coletiva de um Plano de Posicionamento de Mercado do Destino Turístico do Serro (MG), levando em consideração o trabalho de branding que está sendo desenvolvido pelo Sebrae MG para o queijo do Serro, um dos mais importantes atrativos turísticos do destino.

A cidade de Botuverá, em Santa Catarina abriga a maior caverna do Sul do Brasil, considerada uma das mais belas da América Latina. Os cenários no interior da caverna são fascinantes, com salões de até 20 metros de altura cobertos por esculturas naturais que há 65 milhões de anos têm sido continuamente formadas por meio da ação da água e do tempo. O esmerado trabalho da natureza também pode ser apreciado do lado de fora, nas paisagens rurais do município, recortado por montanhas, vales e cachoeiras. É neste cenário que durante os próximos meses, a Raízes do Brasil Consultoria executará ações que visam a estruturação turística do município.

Aconteceu no dia 06 de julho de 2017, durante o 1º Salão de Turismo do Vale Europeu, na cidade de Gaspar (SC), o workshop “Normalização e Certificação no Turismo Brasileiro”. Essa ação trouxe uma abordagem sobre o processo de normalização e certificação do turismo no Brasil e a experiência internacional neste tema. O Brasil é um líder mundial em normalização no Turismo de Aventura e vem se destacando no processo de normas técnicas internacionais (ISO) neste segmento e também no para as normas de sustentabilidade em meios de hospedagem.

A cidade de Navegantes, em Santa Catarina, é mais conhecida pelo porto que movimenta grande volume de bens produzidos pela economia catarinense. Todavia, na cidade existe também um expressivo e vibrante acervo cultural, composto por saberes, celebrações, rituais e festas, formas de expressão e lugares. A Raízes do Brasil está realizando a inventariação de bens culturais imateriais do município, como subsidio à elaboração de propostas de captação de recursos para projetos culturais e o fomento ao desenvolvimento cultural do município.

No mês de abril de 2017 a Raízes do Brasil produziu um diagnóstico situacional preliminar sobre a qualidade dos serviços prestados por pequenos meios de hospedagem que atendem diretamente ao Circuito Vale Europeu de Cicloturismo. O diagnóstico foi elaborado por meio de uma visita técnica em 12 empreendimentos selecionados para este projeto e foi embasado nos indicadores propostos em três documentos distintos:

  • Norma Brasileira de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem (ABNT NBR 15401);
  • Normas da Rainforest Alliance para sustentabilidade em meios de hospedagem;
  • Minuta do Projeto de Turismo para o Médio Vale Europeu, elaborado pelo CIMVI.

No mês de março de 2017 a Raízes do Brasil realizou o 1º Workshop Qualidade em pequenos meios de hospedagem do Vale Europeu Catarinense. Direcionado para pequenos empreendimentos de hospedagem, o objetivo deste workshop foi o de sensibilizar os empreendedores da região sobre a importância do seus equipamentos turísticos oferecerem um padrão adequado de qualidade nos serviços prestados. Foram abordados temas como receptividade / hospitalidade, padrão das acomodações, qualidade (exclusividade) da alimentação e serviços adicionais como gestão, informações regionais e serviços de apoio.

Serro é uma típica cidade histórica de Minas Gerais, com seu casario do período colonial bastante preservado e ladeiras que levam à belíssimas igrejas do século XVIII, a exemplo da Igreja de Santa Rita, que está localizada no ponto mais alto do Centro Histórico, acessível por uma escadaria de tirar o fôlego, no sentido exato da expressão. Contudo, a joia desta cidade e o motor da economia local está representada pelo o turismo, pelo gado leiteiro e pelo queijo. Tanto que o modo artesanal de fazer o queijo do Serro é patrimônio imaterial de Minas Gerais. Mas Serro também é natureza: para curtir as belezas cênicas do município, as opções são os povoados de Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Pico do Itambé.

É neste cenário que a Raízes do Brasil Consultoria desenvolverá um projeto turístico que se caracteriza por um diagnóstico de ambiente e uma análise de estratégias de marketing para posicionamento do destino frente ao mercado turístico regional e nacional.

A região norte do estado de Minas Gerais, onde se localizam as cidades de Grão Mogol, Cristália, Botumirim e Itacambira, está encravada na Serra do Espinhaço, terra dos diamantes, e parece ser abraçada pelas serras do entorno. Apresenta um conjunto arquitetônico composto por casarios antigos e belo cenário natural, onde a seresta impera solene. A vocação para o turismo reflete na rede hoteleira da região e nos demais empreendimentos turísticos, que vêm se estruturando para receber turistas de todos as regiões do estado e do país.

Como apoio a esse processo de estruturação, a Raízes do Brasil  Consultoria deu início a execução do projeto para a estruturação, organização e implantação de estratégias de gestão para a rede de atendimento ao Turismo. Um projeto concebido e contratado pelo SEBRAE – MG, da regional de Montes Claros.

Reestilização do site da empresa Ativa Rafting Vale Europeu, de Santa Catarina. O novo layout do site ficou com um visual mais leve e intuitivo, dando ênfase às belas imagens que caracterizam as atividades na natureza oferecidas pela empresa referência em turismo de aventura no Brasil.