Planos de Turismo, Cultura e Marketing Estratégico

0 Flares 0 Flares ×

A Raízes do Brasil desenvolve de forma participativa o planejamento do turismo ou da cultura, nos âmbitos municipal ou regional, produzindo planos de turismo e de cultura adequados ao que preconizam as políticas nacionais e estaduais destes segmentos.

Plano Municipal / Regional de Turismo

O mercado turístico vem se modificando de forma célere e contínua, demandando a necessidade de se planejar o turismo com a mesma celeridade. Neste cenário, o Ministério do Turismo identificou a necessidade de sensibilizar os destinos para a importância do planejamento e da gestão eficiente por meio de ações voltadas para a regionalização. “As diretrizes voltadas para a região turística devem ser compreendidas e ajustadas para a ação municipal, uma vez que o processo de desenvolvimento se inicia no município.” (MTur, 2010). Além disto, a Política Nacional do Turismo (PNT) vigente preconiza a necessidade da elaboração de planos municipais e regionais com a finalidade de guiar os caminhos do desenvolvimento do turismo em uma região. A elaboração dos planos de turismo é desenvolvida de forma participativa.

Plano Municipal / Regional de Cultura

No segmento cultural, o Plano Municipal de Cultura é um instrumento de planejamento estratégico que direciona e orienta as ações culturais com o objetivo de propiciar o desenvolvimento e a preservação da diversidade das expressões culturais, além de promover o acesso a elas. O PMC norteia as políticas culturais municipais alinhado com as diretrizes nacionais especificadas no Plano Nacional de Cultura e dialogando com o Plano Estadual.

O Plano Municipal de Cultura é um item obrigatório preconizado pelo Sistema Nacional de Cultura (SNC), que é o instrumento norteador da política cultural nacional, consistindo em um mecanismo de gestão partilhada entre os entes federativos. A elaboração dos planos de cultura é desenvolvida de forma participativa.

Plano Municipal / Regional de Marketing Estratégico

Utilizando-se essencialmente de uma visão mercadológica, o Plano de Marketing Estratégico é balizado por um processo de diagnóstico e análise situacional do destino, bem como pela análise dos mercados e da demanda atual e potencial. São resultados do Plano de Marketing Estratégico:

  • A definição de objetivos e estratégias de marketing para o destino;
  • A identificação de desafios e problemas turístico-mercadológicos;
  • A definição de um plano de ação e de indicadores de acompanhamento;
  • A proposição de um plano de implementação das ações propostas.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×