Uso Público em Parques

0 Flares 0 Flares ×

Grande parte dos atrativos naturais brasileiros estão dentro de parques, sendo imperativo que os administradores destas unidades promovam a conciliação do uso público com a conservação dos recursos naturais e culturais, sem degradar o ambiente. Neste sentido, o objetivo deste projeto é a realização de diagnóstico e planejamento de uso público em unidades de conservação.  Para tanto, conforme a Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), se estabeleceram critérios e normas para criação, implantação e gestão das unidades de conservação, entre elas as que estabelecem as regras para o uso público e visitação.

Embora a renda gerada pela visitação seja um importante meio de arrecadação de recursos pelas unidades de conservação, o uso público é muito mais do que isso. Quando bem planejado, ele permite o correto cumprimento dos objetivos que justificaram a própria criação da unidade, favorecendo o entendimento e apropriação das unidades pelas pessoas, estabelecendo-se assim as relações com a sociedade.

A Raízes do Brasil Consultoria com sua vasta experiência em turismo de aventura e ecoturismo, vem se especializando na concepção de diagnósticos para uso público em Unidades de Conservação, dando subsídios a lavratura dos Planos de Manejo.

Principais produtos entregues:

  • Análise das políticas públicas existentes;
  • Diagnóstico de perfil da oferta e da demanda;
  • Diagnóstico da infraestrutura de apoio existente;
  • Diagnósticos de atrativos naturais e culturais;
  • Proposição de roteiros;
  • Análise SWOT do uso público;
  • Análise de impactos econômicos.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×