📊 Case: Governança Turística
Desenvolvemos esse projeto para a estruturação, organização e implantação de estratégias de gestão da rede de atendimento ao turismo nos municípios de Grão Mogol, Cristália, Itacambira e Botumirim, situados na Serra do Espinhaço, região norte de Minas Gerais.
Este trabalho foi dividido em três etapas:
-
Diagnóstico do destino turístico – levantamento das potencialidades do território para o turismo, análise de dados socioeconômicos, vocações econômicas e perspectivas de desenvolvimento local relacionadas à atividade turística.
-
Definição de estratégias – discussão de cenários e hipóteses prováveis para orientar as ações de implantação, com horizonte mínimo de três anos de execução.
-
Validação e plano de ação – realização de um seminário participativo para validação das estratégias propostas, seguido de workshop prática para a construção de um plano de ações para o destino e para os empreendimentos locais.
✨ O resultado: um processo de planejamento coletivo que fortaleceu a governança, organizou a rede de atendimento e criou bases sólidas para que o turismo seja vetor de desenvolvimento econômico e social no Norte de Minas Gerais.
Cliente: SEBRAE – MG





