Projeto desenvolvido pela Raízes do Brasil é vencedor de Prêmio Estadual em SC

O prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG, tem o objetivo de identificar, reconhecer e disseminar ações que contribuam para a melhoria da gestão pública em Santa Catarina.

A seleção das melhores práticas em gestão pública de Santa Catarina começou em março e abril de 2018, quando organizações públicas e da sociedade civil inscreveram 49 iniciativas que se enquadravam nos critérios do regulamento para participar.

O Projeto Inventário de Bens Culturais da Região do Médio Vale do Itajaí foi desenvolvido em 2014 pela Raízes do Brasil Consultoria para a AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí e para o CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e foi premiado na categoria Organizações da Sociedade Civil, na modalidade Tecnologias de Informação para a Transparência.

Fonte: www.esag.udesc.br

O objetivo do projeto foi a elaboração de inventário de bens culturais baseado em plataforma web, facilitando o acesso de todos os gestores culturais e a manutenção das informações de maneira ágil e segura, a fim de subsidiar a elaboração de projetos de captação de recursos e fomentar o desenvolvimento cultural da região. Como resultado o projeto disponibilizou:

  • Plataforma online disponível para todos os gestores municipais contendo o levantamento, a categorização e o diagnóstico dos bens culturais selecionados na região dos 14 municípios que compõem a AMMVI. Dados públicos também estão disponíveis aos cidadãos por meio do site gerado automaticamente pela plataforma;
  • Roteiros turísticos culturais (03), destinados ao público autoguiado;
  • Mapas interativos (03) apresentando cada um dos roteiros de turismo cultural propostos no projeto. Esses mapas também podem ser incorporados a inúmeros sites e portais.

Além destes resultados, o acesso público às informações do Inventário de Bens Culturais potencializou a consolidação de uma estratégica de intercâmbio cultural no Médio Vale, o fomento à elaboração e projetos culturais regionalizados e à materialização de roteiros turísticos competitivos que valorizem os bens culturais.

O site público do inventário está disponível em plataformacultural.raizesdobrasil.net/ammvi