Plano de Turismo – Pouso Redondo – SC

A organização Raízes do Brasil desenvolveu um plano estratégico para promover o turismo na localidade de Pouso Redondo, visando aumentar a atividade turística na região. Através de abordagens práticas como visitas no local, a equipe ofereceu suporte direto e sugeriu ajustes essenciais para impulsionar a indústria do turismo nesse município.

Pouso Redondo é atualmente conhecido como o coração do estado de Santa Catarina. Isso é devido ao fato de estar geograficamente situado no centro do estado. Está localizado no Alto Vale do Itajaí e faz divisas com os municípios de Rio do Oeste, Mirim Doce, Taió, Otacílio Costa, Trombudo Central, Ponte Alta, e Braço do Trombudo. Fica a 223 km da capital do estado (via BR 282).

O nome, “Pouso Redondo”, já era conhecido em fins do século XIX e foi dado por tropeiros que conduziam gado do planalto serrano para a região de Blumenau e litoral. Esses tropeiros faziam pousadas em uma clareira circular onde hoje se situa o trevo de acesso ao município de Taió. O Local era propício a pernoite dos tropeiros devido ao fato de estar circundado por um pequeno riacho, o que ajudava a manter o gado reunido, facilitando o seu manejo.

O município sustenta-se das culturas de arroz, fumo, mandioca, feijão e milho, herança dos camponeses vindos da Alemanha e da Itália. Mas a fama nacional de Pouso Redondo existe graças à indústria cerâmica. A produção de tijolos da cidade é referência no Brasil.
Cachoeiras são os atrativos naturais no município, que também realiza eventos de cicloturismo, motocross, cavalgadas e rodeios crioulos.
Fonte: Adair Felizardo