Práticas ESG no ambiente empresarial

A sigla ESG (a abreviação em inglês de Environment, Social, Governance) tem se tornado comum no vocabulário de executivos, investidores e colaboradores de grandes organizações. O objetivo é a incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança do universo corporativo e sua consequente transformação em um ativo tangível do ponto de vista financeiro. Embora seja um assunto relevante nos mercados Europeu, Norte-americano e Japonês, vem ganhando força também no Brasil entre as grandes corporações, sejam empresas, bancos, corretoras ou gestoras de investimentos.

A Raízes do Brasil Consultoria, em parceria com o Sebrae – SC, desenvolveu planos de implementação de práticas ESG em 38 empresas de Santa Catarina, que fazem parte do Encadeamento Produtivo das Lojas Renner, tendo como objetivo tornar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas.

A política de sustentabilidade adotada nestas empresas, consiste em analisar os principais pontos em que elas podem ser mais sustentáveis e em construir soluções inovadoras que proporcionem um retorno positivo para a sociedade, com base em três princípios: legalidade, gestão eficiente e responsabilidade social. Os compromisso assumidos refletem a crença destas empresas numa mudança viável, gradual e interligada para que se tenham atividades produtivas que respeitem o ambiente, os compromissos sociais e que sejam economicamente viáveis.

Imagem em destaque: Raízes do Brasil Consultoria

Cliente: Sebrae – SC